Atividades físicas praticadas

Corridas que o Carrijo participou

1ª –  CORRIDA DO CERRADO  (13/11/2005)

Este foi meu primeiro desafio. Estava me recuperando de uma lesão no joelho, especificamente no tendão patear, em decorrência de treinos exaustivos. Nesta época, ainda orientado pelo personal trainer, fui aconselhado a não correr para preservar meu joelho e concluir minha reabilitação. Posso dizer que confiei em minha capacidade, conciliada com meus treinos, e realizei então esta corrida, que se tornou um marco em minha vida. Corri 10 km em 55 minutos, abaixando quase 6 minutos dos meus tempos de treinos. Isso me impulsionou para as corridas seguintes.

2ª –  PRAIA CLUBE

Participou da corrida realizada dia 03/03/2006 pelo Praia Clube  a qual incluía uma prova com  percurso de 8 km e a caminhada da família de 5 km com objetivo principal de socializar com os demais corredores e, principalmente, incentivar sua família à prática desportiva. Foram sua esposa, filho e sobrinhos. Carrijo completou 8 km em 44 minutos.

3ª – CORRIDA DE SÃO SILVESTRE (31/12/2005)

Participei da Corrida de São Silvestre através do Assessor Parlamentar Kenner Garcia, que desistiu de participar da prova e me cedeu o número de inscrição e sua vaga, visto que já estavam encerradas as inscrições.

Participei desta prova após recuperar-me de uma lesão no joelho, acreditando sempre que o grande desafio não é o de ganhar e sim de completar a prova, cumprindo então mais um objetivo de minha meta. Vale ressaltar que, sem jamais ter percorrido esta distância, que é de 15 quilômetros, minha classificação foi  7576 na classificação geral e em 1226 na categoria masculino – veterano – 40 a 44 anos.

Um desafio e tanto em relação a superação e motivação de limites, pois nunca havia corrido a distância da prova e consegui realizá-la com êxito. Eu e os demais corredores de Uberlândia contamos com o apoio e o incentivo de Nilson Paulo de Lima, que é fundador do grupo amigos da corrida e grande entusiasta das maratonas, que além de fornecer toda a infra-estrutura à equipe, consegue manter o grupo unido e cada vez mais fortalecido na cidade de Uberlândia .

É importante ressaltar que Nilson já completou quase todas as maratonas importantes, tanto no cenário brasileiro quanto do circuito mundial, tornando-se um dos maiores propagadores desta modalidade
em nossa cidade. Obrigado Nilson pelo seu espírito de equipe, apoio e incentivo aos praticantes da corrida.

4ª – CORRIDA DE REIS – BRASÍLIA-DF (08/01/2006)

Desta vez  estive em Brasilía-DF 08/01/2006, logo após a Corrida de São Silvestre e participei da Corrida de Reis, que contou com a participação de 2.300 atletas para um percurso de 10 km. Completei a prova na colocação de 1.281 com muita garra, determinação e força de vontade. Sempre dizendo: “O importante é completar a prova!”.

5ª – CORRIDA DA CHÁCARA (20/02/2006)

Coloco aqui mais um desafio em minha vida, que foi correr 20 km e 500 metros fora da cidade de Uberlândia, na saída para Patrocínio. Realizei este percurso em duas horas e cinco minutos e fui em companhia de Emiliano, meu amigo, e de meus sobrinhos Lucas e Weules.

Uberlândia/Patrocínio – distância 20.500 metros
Tempo gasto: duas horas e cinco minutos.

6ª – 11ª CORRIDA DE REVEZAMENTO DA ILHA DE FLORIANÓPOLIS

Três equipes representando Uberlândia participaram da 11ª corrida de revezamento da Ilha de Florianópolis/SC, num total de 150 km, atravessando trilhas, praias e estradas.

Esta foi mais uma experiência incrível que tive a oportunidade de vivênciar, correndo dois trechos distintos nesta prova longa e tão empolgante.

Vale ressaltar o bom desempenho das três equipes que completaram a prova, porém, não sendo o resultado final o mais importante, e sim a busca de melhor saúde e qualidade de vida através do esporte. E sem dúvida nenhuma, o fortalecimento do espírito de equipe que ficou marcado  para sempre.

7ª – CORRIDA DA ACTION (27/05/2006)

Esta corrida foi realizada no lançamento da Action enquanto associação, no mesmo local onde ocorrem os encontros que é em frente a Unitri .

8ª – MARATONA DE SÃO PAULO (04/06/2006)

Participei e completei mais uma prova de corrida realizada em São Paulo e transmitida para todo o Brasil, esta prova tinha corridas de 42 km, 10 km e caminhada da família.

Foram feitas 2.963 inscrições e a minha colocação foi 952, superando mais uma vez as expectativas.

9ª – CORRIDA DOS VIGILANTES

Corrida realizada pela Moura, empresa de segurança, através do Divino Moura proprietário e idealizador do evento.

10ª – 2ª MEIA MARATONA DO CERRADO (10/12/2006)

Corrida realizada em Uberlândia

Galeria de Fotos das Corridas


Caro internauta,

Coloco aqui parte da minha história, relacionada a minha saúde, ressaltando que de uma vida sedentária e estressante, passei a praticar atividades físicas diárias, sistematizadas, que me favoreceram um emagrecimento saudável e um despertar para um potencial que hoje é uma atividade prazerosa , que é a corrida.

Cheguei a pesar 163 quilos no auge da minha obesidade, o que me fez procurar todo tipo de ajuda. Após inúmeras tentativas, todas elas frustradas, recorri à cirurgia de redução de estômago e eliminei 82 quilos, porém voltei a engordar e, desta vez, foram 9 quilos (pós-cirurgia), pois só havia operado o estômago e não a cabeça, continuava a fome e a compulsão pela comida. Hoje participo de um grupo de auto-ajuda sem fins lucrativos que tem como objetivo principal ajudar o comedor compulsivo com suas dificuldades e com a compulsão pela comida.

Logo em seguida comecei a tomar consciência das mudanças de hábito. Foi quando conheci o professor de Educação Física Emiliano Martins, que me ajudou a despertar para a importância e permanência na atividade física e na mudança de hábitos alimentares e psicológicos, na tentativa de um dia de cada vez diminuir o peso e aumentar a qualidade de vida. Foi quando em um trabalho em conjunto, “aluno x professor”, consegui perder mais 17 quilos, chegando a 72,5 Kg. Correndo dez quilômetros diários e praticando musculação, percebi que os profissionais são de suma importância, mas que sem a cooperação do aluno nada seria possível.

Hoje já me considero um atleta, pois corro sozinho todos os dias, respeitando os intervalos recomendados. Participei de várias provas de corridas e tenho pretensão de participar de outras. Posso afirmar que a atividade física faz parte da minha vida, como um novo hábito e, afirmo categoricamente, que esta é uma das principais ferramentas no resgate do equilíbrio corporal, da saúde e da qualidade de vida.

Resultados das Corridas que o Carrijo participou

[table id=1 /]

Avaliações Realizadas

Coloco aqui os resultados das avaliações realizadas no Praia Clube desde o período em que estava com 89 quilos até o atual peso que é 72,5 kg.

Estas avaliações foram realizadas desde o período em que havia engordado 9 quilos, após 2 anos de cirurgia, até os dias atuais, já com 17 quilos a menos. Elas servem para avaliar minhas medidas e compará-las com o padrão de saúde, levando em consideração sexo, idade e altura.

Foram avaliados as medidas de peso, altura, quantidade de gordura, quantidade de músculo, medidas de membros  inferiores e superiores

[table id=2 /]