MG2 – Inaugurada academia popular no Parque do Sabiá em Uberlândia

Além de oferecer um espaço para lazer e cinco quilômetros de caminhada, o Parque do Sabiá, em Uberlândia, inaugurou mais uma academia popular. São mais de 20 aparelhos, sendo cinco destinados aos deficientes físicos. Os equipamentos servem para trabalhar os músculos do abdômen, costas, braços e também para inclusão social, pois são para uso de cadeirantes.

Embora a academia seja liberada, a utilização de seus aparelhos requer alguns cuidados, de acordo com o educador físico, Hudson Paim. “Para o uso é necessário cuidado por parte do usuário, pois o peso corporal do próprio praticante é usado. Os aparelhos também servem para todo tipo de porte físico”, explicou.

Segundo o motorista Lídio Alves, a academia é um complemento para quem tem o costume de correr no parque, pois pode trabalhar outras partes do corpo. Para o empresário José Roberto o espaço ajuda quem não tem tempo para ir a academia convencional. “Aqui podemos usar sem compromisso. O fato de fazer um pouco de exercícios já é um ganho considerável na qualidade de vida”, disse.

A nadadora paraolímpica Letícia Lucas fez os testes nos equipamentos especiais. Mesmo acostumada com um treino voltado para atleta profissional, ela aprovou os equipamentos.”No meu caso é um pouco diferente, pois o treino para o paratleta é diferenciado. Mas para os cadeirantes que antes não praticava atividade agora não têm desculpa para ficarem parados”, disse Letícia.

Se os atletas de alto nível precisam de cuidados especiais, o educador físico garantiu que pela maneira como o aparelho funciona não há risco de sobrecarga. Quem precisar de um reforço durante o treino, segundo o diretor da Futel, Antônio Carrijo, a partir de março os freqüentadores contarão com um educador físico no período da tarde e a noite.

A academia popular foi construída por meio da parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e o governo do Estado de Minas Gerais, por meio do programa “Ginástica para Todos”. Ao todo foram investido R$ 55 mil na construção do espaço.

Os aparelhos e seus benefícios:

– Esqui – aumenta a flexibilidade dos membros inferiores, superiores, quadris e melhora a função cardiorrespiratória.

– Multiexercitador – fortalece, alonga e aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e superiores.

– Pressão das pernas – fortalece a musculatura das coxas e quadris.

– Remanda sentada – fortalece a musculatura das costas e ombros.

– Rotação dupla diagonal – aumenta a mobilidade das articulações dos ombros e dos cotovelos.

– Simulador de caminhada- aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora.

– Simulador de cavalgada – fortalece a musculatura dos membros inferiores, superiores e aumenta a capacidade cardiorrespiratória.

Os equipamentos podem ser usados diariamente pelos frequentadores desde que sejam maiores de 12 anos, das 5h às 21h.