Dicas de Saúde: Toxoplasmose

O QUE É A TOXOPLASMOSE?

A toxoplasmose é uma parasitose amplamente disseminada na natureza, causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii. Acomete os animais domésticos, principalmente o gato que é o principal hospedeiro. Após contaminação, o toxoplasma pode permanecer sob a forma de cistos, no músculo, ou ser eliminado nas fezes, na forma de oocistos.

COMO SE ADQUIRE A DOENÇA?

Se adquire por ingestão de carne crua ou mal cozida, que tenha cistos de toxoplasmose, ou por ingerir alimentos contaminados por oocistos, eliminados principalmente nas fezes de gatos, o que ocorre mais freqüentemente com alimentos contaminados que tenham sido manipulados de forma incorreta. Se ocorrer a infecção durante a gestação, o toxoplasma pode atingir o feto pela placenta, chamada infecção congênita.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA TOXOPLASMOSE?

Os sintomas dependem das defesas do paciente. Em 80 a 90% dos casos a infecção é assintomática (sem sintomas), podendo passar desapercebida quando o paciente está com a imunidade normal. No entanto, algumas vezes ocorre uma doença auto-limitada, caracterizada por febre e aumento do fígado e baço. Nos casos de pessoas com a imunidade comprometida (com defesas imunológicas diminuídas) devido o uso de medicamentos para rejeição a transplantes ou por causa de doenças como a AIDS, a infecção pode ser mais agressiva afetando o cérebro.

E A TOXOPLASMOSE CONGÊNITA? COMO SE MANIFESTA?

Quando se adquire durante a gravidez, o feto pode ser gravemente afetado. Quanto mais precoce o contágio, menor o risco de contaminação do bebê, mas maior tende a ser a intensidade dos sintomas. As manifestações da toxoplasmose congênita incluem problemas neurológicos (retardo mental e motor), visuais (lesão da retina) e também inflamação do fígado. Quando a infecção pelo I
toxoplasma ocorre no fim da gestação, existe um
maior risco de contaminação do feto.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico da toxoplasmose também depende da realização de exames de sangue que vão mostrar se o indivíduo tem evidência: de infecção recente por esse agente, se ele já apresenta imunidade ao parasita por causa de um contato no passado ou se ele ainda E suscetível a essa infecção. Mulheres suscetíveis que apresentem infecção aguda pele toxoplasma durante a gestação, poder transmití-la ao feto. Essas pessoas devem se monitoradas com maior cuidado e orientada no sentido e evitar condições que favoreçam e contato com o toxoplasma.

COMO PREVENIR A CONTAMINAÇÃO POR TOXOPLASMOSE?

Como a principal forma de contaminação é via oral, a prevenção deve perfeita:
Evitar a ingestão de carnes cruas ou mal cozidas.
Manipular carnes com luvas e evitar contato das mãos com a boca durante a preparação de alimentos.
Consumir verduras, legumes crus somente após eles terem sido muito bem lavados.
Evitar contato com gatos e ou com locais que possam ter sido contaminados por fezes desses animais (tanques de areia em parques por exemplo).

QUAL O TRATAMENTO DA TOXOPLASMOSE?

Existem medicamentos que têm ação contra ( toxoplasma e que, quando iniciados de forma, precoce, contribuem para a redução da complicações da toxoplasmose congênita e da formas mais agressivas da doença no adulto.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE TOXOPLASMOSE

Trata-se de doença infecciosa causada por um protozoários chamado Toxoplasma Gondii e pode ocorrer em qualquer idade.
A principal forma de transmissão é pela ingestão de carne crua ou mal cozida contaminada pelos cistos do parasita. É uma doença tratável, quando diagnosticada de forma correta e existem cuidados que podem ser tomados para evitar a contaminação.