Treinamento: Polimento ou manutenção da força física

Por: Prof. Silvio Biller

Partes finais para obter pique de desempenho – o polimento é uma parte extremamente importante de estratégia de prova. Um polimento bem planejado pode fazer com que a prova seja um completo sucesso. Na mesma moeda, um planejamento fraco ou um não existente polimento pode fazer com que a sua prova seja um desperdício de tempo, e o pior, pode colocá-lo para trás várias semanas.

A razão para existir o polimento antes da prova é dar ao seu corpo tempo para se recuperar de todo trabalho de base, específico tanto cardiovascular como muscular, pois a reconstrução da força antes do desafio real da prova deverá exigir o pico de seu condicionamento físico e mental. Como se notou antes, muitos dos treinamentos realizados e o número de estímulos levam alguns dias para fazerem o efeito positivo esperado (o que chamamos de efeito acumulativo). Enquanto nós estamos num ritmo de treinamento árduo e rotineiro devemos sempre observar que o stress físico deve ser suportável e não agudo, pois nunca devemos estimular ritmos que possam simular o que fará na prova com freqüência, por isso irá quebrá-lo, afinal nós estamos procurando alcançar a mais rápida acumulação positiva em stress e descanso combinados que possamos obter. A verdade é que durante o treinamento, nós nunca estamos totalmente recuperados, porque nosso corpo está sempre alguns dias atrás em resposta aos estímulos dos treinos. Isto é o que faz a gente susceptível ao excesso de treinamento. Durante os treinamentos nós caminhamos sempre próximos à linha vermelha, sabendo que se treinarmos demais podemos ter reações de resposta contrária aos efeitos benéficos das qualidades físicas almejadas. Com esta idéia em mente, seguindo um período de treinos de adaptações, assimilações e sobrecargas, antes de uma prova você deve dar tempo suficiente para recuperar e construir nosso “pico muscular” de prova. Alguns atletas sentem um temos de que toda a forma física vai ser perdida durante o polimento, se eles não fizerem nada por um longo período.

Isto não é provável se você seguir as seguintes instruções:

• Para um Triathlon curto, um triatleta bem condicionado irá precisar de 4 a 5 dias de polimento. Já para uma prova olímpica deverá ser em média de 5 a 7 dias. Eu acredito que mesmo em triathlons mais longos o descanso maior que uma semana será beneficial, se a carga for diminuída gradualmente e sua intensidade também. Uma dica como experiência nesses 15 anos como treinador é que sempre será melhor errar num longo polimento do que num polimento curto demais, pois é preferível competir um pouco destreinado ao excesso de treino.

• Mantenha em mente que você só precisa de 50% do trabalho total planejado para manter a sua forma física. E como regra geral, se você sentir que está treinando em excesso, dê uma segurada e descanse. De qualquer forma fazendo metade da quilometragem ou metade do esforço não irá faze-lo perder nada, tratando-se da forma física.

• Então você deve estar se perguntando quanto é o ideal do polimento? – Quando você terminar aquela última sessão dura de treinamento de qualidade, acrescente outras qualidades físicas como alongamentos e compensações como massagens, dormir mais, alimentar-se melhor e em seguida o primeiro dia do seu polimento irá ser um dia de descanso total. O segundo dia será um treino leve e reduzido e intensidade moderada. O Terceiro dia dependerá do tamanho da sua prova, mas na minha opinião o maior sucesso do seu polimento estará na mentalização da sua prova no que diz respeito a tudo aquilo que te levou a se dedicar para aquela prova (tática, aproveitamento dos treinos, emocional, determinação, paciência, etc.) Palavras gerais: “Use seu descanso para visualizar a força e poder, retornando ao seu corpo. Descanse e prepare-se mentalmente para a prova, assim como você se preparou até agora. Durante o último treino antes da prova, sinta o quanto você está preparado para superar os seus limites e destruir na prova”.

Até a próxima dica!