Treinamento: A orientação e o treinamento no esporte

Por: Prof. Gabriel Horta

Talvez pareça uma supervalorização do profissional do esporte falar sobre o assunto que iremos discutir, contudo escrevo o tema influenciado e apoiado por alguns amigos e alunos.

Todos falam sobre a importância de uma boa orientação, porém alguns acreditam que fazer treino “orientado” por alguma revista ou copiado de um amigo é eficaz, com certeza esses nunca foram bem orientados.

Existem diversos tipos de treino: continuo, fartlek, intervalado, pliométrico, educativo, musculação entre outros que inclusive são muito fáceis de conhecer, é só buscar na internet ou em livros, como também maneiras e técnicas de corrida: posição do tronco, ângulo de entrada do pé no solo, balanço dos braços, altura do joelho, amplitude da passada, etc.

Apesar desse conhecimento vasto e fácil, como utilizarmos essas ferramentas se torna o “grande segredo” e também a obrigação do profissional do esporte e, justamente por isso, são profissionais, assim como o remédio é prescrito por um médico, apesar de ter muitas informações na bula e muitos amigos que já tiveram algo parecido. Sabemos que não é tão simples assim quando se trata da nossa saúde.

Quando um atleta ou praticante de atividade física procura uma orientação, geralmente percebe uma melhora muito rápida, principalmente por pequenos ajustes em sua técnica, esses padrões de movimento incorretos nem sempre bloqueiam somente o rendimento, mais principalmente leva a lesões as quais geram gastos maiores, perda de tempo e desmotivação ao esporte. Infelizmente muitos só procuram orientação após esses episódios.

Hoje o técnico não pensa apenas em fazer um treino para melhorar o rendimento, mas também deve ser motivante e personalizado, apesar de, às vezes, poder faze-los acompanhado de outros alunos.

Hoje percebemos uma grande procura para que consigamos administrar o pouco tempo disponível do aluno prescrevendo atividade física com qualidade, diminuindo assim a quantidade (volume).

A grande diferença está, sem mais cerimônia, no PRAZER em treinar, conseguindo assim um melhor desempenho através da motivação, segurança, autoconhecimento, ambiente, estrutura, entre outros benefícios, atingindo assim os objetivos e superando os desafios.

Portanto se você chegou até aqui e ainda não tem orientação, tente encontrar uma que satisfaça suas expectativas, e caso já tenha saiba o que esperar delas, pois com certeza o trabalho será melhor desenvolvido com ajuda e feedback do aluno.

Grande abraço a todos.
Bons treinos!