Saúde: Saúde, estética e exercício físico

Por: Prof. Eric Haddad

A preocupação com a saúde está aumentando, e o número de praticantes de exercícios físico também. Todos querem estar bem esteticamente, mas infelizmente estética nem sempre é um bom indicador de saúde, e o exercício físico quando mal direcionado nem sempre significa a promoção da mesma. Portanto, antes de iniciar qualquer programa de exercício físico é preciso que se faça uma avaliação física geral com eletrocardiograma e teste ergoespirométrico, onde o risco de surpresas desagradáveis durante o exercício é diminuído, e também para que o professor tenha em mãos dados necessários para prescrição do treinamento.

O exercício físico é imprescindível para que o nível de gordura corporal se mantenha baixo, pois quando praticado promove no músculo o aparecimento das chamadas enzimas oxidativas, responsáveis pela queima das gorduras. Portanto, quando o músculo é bem condicionado passa a ter maior capacidade de utilizar gordura como fonte de energia, mesmo estando em repouso, pelo fato do corpo “aprender” a utilizar mais a gordura como fonte de sustento e utilizar menos o carboidrato. Quando comparado através de biópsia a diferença entre o músculo de um sedentário e de pessoa que pratica exercício físico, pode-se notar grande diferença entre ambos.

Os exercícios aeróbios são os primeiros que vem à mente de quem pensa em reduzir o peso e percentual de gordura, mas é preciso também estar atento ao percentual de massa muscular. Para que possamos manter níveis baixos de gordura corporal é necessário que tenhamos uma quantidade razoável de massa muscular para suprir a manutenção da composição corporal desejada. No entanto torna-se necessário praticar também a musculação que auxilia na manutenção e aumento da massa muscular.

Os exercícios aeróbios, como a corrida, são interessantes na “queima” de gordura corporal, desde que realizados na intensidade adequada. Neste tipo de exercício utilizam-se predominantemente as fibras musculares de tipo I, que tem como característica ser uma fibra muscular de contração lenta, porém quando trabalhadas são as responsáveis pelo aumento do número de enzimas oxidativas, citadas anteriormente. Estas fibras têm facilidade de utilizar a gordura como fonte de energia, sendo mais eficiente desde que trabalhado entre 25% a 65% do VO2 máximo. No entanto há a necessidade da avaliação física, ou também pode ser prescrito de maneira indireta onde se calcula 220-idade, calculando 70% a 85% do resultado.

Já o treinamento de força, no caso a musculação, tem como predominância a utilização das fibras do tipo II, caracterizando-se como fibra muscular de contração rápida. Não promove considerável queima de gordura durante a atividade, mas quando bem direcionada torna-se uma atividade interessante durante a recuperação deste tipo de treino. Na recuperação muscular, a necessidade de nutrientes como carboidrato, proteína e gordura são potencializados de tal forma que o músculo passa a “trabalhar” em repouso, utilizando melhor tudo aquilo que ingerimos, onde a relação entre gasto e consumo energético é modificada.

Sabendo dos benefícios de cada exercício físico podemos afirmar que o interessante é estar unindo o trabalho aeróbio com a musculação, mantendo uma vida saudável com o corpo na estética desejada.

É provado que exercícios aeróbios, quando trabalhados isoladamente, promovem queima de gordura considerável, mas em contrapartida não apresentam ganho de massa muscular, pelo contrário, quando trabalhado durante muito tempo, promove a perda da massa magra. Isto não é interessante, pois para que o corpo tenha melhor capacidade na queima de gordura de eficientemente, o mesmo precisa gerar trabalho para maior consumo energético, os responsáveis por gerar trabalho são os músculos. No entanto, músculo e perda de gordura estão diretamente relacionados, daí a necessidade de músculos desenvolvidos em nosso corpo.

É necessário estar atento às atividades praticadas para manter o corpo em forma e com saúde, consulte sempre um profissional capacitado e preparado para suprir seus objetivos, e não perca tempo de começar sua atividade física hoje mesmo.