Saúde: Calor e atividade física

Por: Profs. Ricardo Arap e Renata Arap

A temperatura normal do corpo humano, chamada temperatura basal, é obtida na profundidade dos tecidos do peito e abdome, e deve ficar em torno de 36ºC a 37ºC. O corpo humano começa a “sentir” calor quando a temperatura ambiente excede 24ºC. A partir daí, para manter seu equilíbrio térmico, o organismo passa a eliminar calor através do suor. Se a temperatura subir acima dos 37ºC é caracterizada como hipertermia e abaixo de 35ºC hipotermia. Nos dois casos, os efeitos são desmaios, tonturas, vômitos, alteração da consciência, queda bruta da pressão arterial e convulsão.

As células começam a ser danificadas quando a temperatura corporal se eleva a 41ºC. Mais vulnerável, as células nervosas são lesadas, e as pessoas perdem o controle dos movimentos, como foi o caso da atleta suíça Gabriela Andersen, na Maratona das Olimpíadas de Los Angeles em 1984.

O suor é uma secreção natural das glândulas sudoríparas presentes em todo o corpo e é constituído de 99% de água e 1% sais minerais. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não tem efeito desintoxicante. A transpiração elimina principalmente água. A filtragem e eliminação de substâncias tóxicas são trabalho para os rins.

A quantidade de suor depende de uma série de fatores individuais, como por exemplo, herança genética e metabolismo do corpo, além de condições gerais como clima, umidade,… É perfeitamente normal suar pouco, desde que se elimine mais líquido, por exemplo, pela urina. A ausência de transpiração também pode ser um problema de falta de glândulas sudoríparas ou quando as glândulas não funcionam como deveriam. Esses casos são raros e boa parte deles são hereditários.

Quem sua mais???

• Pessoas gordas: porque a camada de gordura ajuda a reter o calor no corpo.

• Bebês com menos de 1 ano: porque o mecanismo que regula a temperatura só começa a equilibrar a partir dos 2 ou 3 anos.

• Idosos acima de 65 anos: porque com a redução da massa muscular, perdem entre 15% a 20% da água corporal.

• Homens: porque a testosterona mantém o metabolismo mais acelerado.

• Pessoas negras: porque a pele escura retém mais o calor.

A atividade física regular irá beneficiar a sua saúde e, alcançando um maior nível de aptidão física, irá melhorar a sua habilidade de tolerar o estresse pelo calor.

Quando está quente e úmido, o exercício torna-se mais difícil e o desempenho fica comprometido. Você pode fazer a sua atividade física mais confortavelmente, reduzindo o tempo dedicado ao aquecimento, mudando a sessão de exercício ou a estratégia visando reduzir a duração ou intensidade. Procure evitar qualquer atividade física quando as condições de tempo estiverem excepcionalmente quente e úmido ou procure se exercitar nas horas mais frescas do dia. A exposição gradual ao calor com sessões de exercícios mais curtas e leves resultam em adaptações que vão fazer o exercício parecer mais fácil, melhorando o seu desempenho. Uma dessas adaptações é o aumento da taxa de sudorese, que aumenta a necessidade de reidratação.

Durante a atividade física e no seu dia a dia prefira as roupas com cores mais claras, com tecidos leves e confortáveis, use sempre um boné, óculos de sol e protetor solar.

A hidratação é muito importante, especialmente em épocas mais quentes. Tenha sempre em mãos uma garrafa de água. A água de coco é uma boa opção já que a sua composição é rica em sais minerais e funciona como preventivo no combate à desidratação.