Fisioterapia: O que são cãibras

Por: Dra. Roberta Guimarães

As cãibras são comuns durante e após as atividades físicas. Podem acometer pessoas saudáveis, jovens e que não tenham o hábito de praticar esportes.

Elas são mais freqüentes nos músculos posteriores da perna (músculo gastrocnêmio e femural) e podem se iniciar durante a atividade física, no repouso e até durante o sono. A etiologia é controversa. Inicia-se mais freqüentemente após uma contração muscular intensa com conseqüente encurtamento do músculo acometido.

As cãibras estão associadas a uma série de condições não relacionadas com o esporte ou exercício. O suor e a diurese excessiva podem causar uma hiponatremia( diminuição da taxa de sódio no sangue) com conseqüentes cãibras. A administração de soluções salinas podem levar o alívio dos sintomas, baixos níveis de cálcio e magnésio podem estar envolvidos no início dos sintomas.

As cãibras podem ser momentaneamente interrompidas por uma contração ativa da musculatura antagonista à afetada, ou por um alongamento muscular passivo forçado desta musculatura. Após a resolução do quadro álgico, o músculo mostra alterações como fadiga por alguns minutos e podendo permanecer dolorido por alguns dias, dependendo da intensidade da cãibra. Tratamento

Pode ser iniciado com a administração de eletrólitos e a regulação do balanço hídrico. Entretanto, este tratamento não é comprovadamente eficaz.

A causa exata das cãibras durante o exercício permanece controversa. Alguns estudos têm conduzido para à hipótese de desidratação, distúrbios eletrolíticos e fadiga muscular.

Particularmente no esporte uma hidratação pré-competitiva adequada é o melhor fator para prevenção.