As mulheres e a corrida

Estrutura física, hormônios, funcionamento do organismo… São inúmeros os pontos que diferenciam o homem da mulher, e isso faz uma certa diferença para os treinos. “A mulher tem menos massa magra que o homem e isto, com certeza, é um diferencial para a performance. Além disso, tem a oscilação hormonal durante todo o mês que pode atrapalhá-la”, analisa a corredora e coordenadora Cris Carvalho, do Projeto Mulher, assessoria esportiva de São Paulo. As diferenças existem e é importante conhecê-las e entendê-las para tirar o máximo de proveito dos treinos.

Essas alterações afetam a corrida? Sim, afetam – para o bem o para o mal. O lado chato é que na fase pré-menstrual (ela de novo, a TPM), o organismo feminino tem muita retenção hídrica, deixando a mulher mais pesada e com o metabolismo mais baixo. Resultado: bem-estar afetado e, consequentemente, performance reduzida em treinos e provas. “A oscilação hormonal é muito complicada porque dá uma sensação de insegurança para mulher”, explica a Cris. Mas calma, nem tudo é problema. A parte ótima é que a TPM pode ser amenizada com a prática regular de atividades físicas. Afinal, o exercício ativa o metabolismo, amenizando o processo natural do organismo.

Em relação à massa magra (que na mulher é menor comparada ao homem), a corredora pode compesar a diferença realizando um trabalho de musculação paralelamente aos treinos. “O trabalho complementar é o grande diferencial. A corrida, apesar de baixo impacto quando comparado aos movimentos de saltos, pela sua natureza ciclica repete o movimento sempre em cima do mesmo grupo muscular. Portanto, se o organismo que receber este estímulo estiver fraco, é comum a sobrecarga ir para o lugar errado, ou seja, para os ossos e articulações em detrimento à musculatura. Ou seja, a mulher, por ter menos massa magra que o homem, deve receber maior estímulo de força e construção de massa magra durante seus treinos de corrida ou paralelo à eles”, ensina a Cris Carvalho.

E lembre-se que a corrida, além de promover a perda de peso (objeto de desejo feminino), proporciona bem-estar e condicionamento aeróbico. Ideal para todos, homens e mulheres!!

Bons treinos!

O que você quer ler aqui no blog? Mande sugestões de tema no twitter (@nikecorre) com a tag #Via@. A sua ideia pode virar um post!

Fotos Cadu Maya

Escrito por Lara Martins, Nike Blogger

Fonte: http://inside.nike.com/blogs/nikerunning_training-pt_BR/2010/06/24/performance-as-mulheres-e-a-corrida