Vacinação contra a gripe segue até o dia 1º de junho

Prorrogada por mais uma semana a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O prazo final para tomar a dose, que seria nesta sexta-feira (25), foi adiado para o dia 1º de junho. A vacina é gratuita e está disponível em Uberlândia em mais de 60 unidades municipais de saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Basta levar o cartão de vacina.

A dose protege contra três tipos da doença, incluindo a Influenza A (H1N1). O intuito é reduzir a mortalidade, evitar complicações e internações provocadas por infecções pelo vírus da gripe. Em todo o Brasil, a meta é vacinar no mínimo 80% do público-alvo da campanha: gestantes, profissionais da saúde, crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos e pessoas com mais de 60. Os pais que levarem as crianças para tomar a vacina pela primeira vez não podem se esquecer da segunda dose após 30 dias, porque só assim elas estarão efetivamente imunizadas. Já para os adultos, uma aplicação é suficiente.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Maria Aparecida dos Santos, foram vacinadas até o momento 60.244 pessoas (69,40%). “Com os profissionais de saúde nós já superamos a meta e estamos próximos de atingir o percentual mínimo de cobertura com as crianças e com os idosos. O único desafio é com as gestantes, mas esperamos com a prorrogação da campanha que essas pessoas procurem os postos para serem imunizadas”, afirmou.

O Programa Municipal de Imunização também continua com as marcações de vacinação para os idosos acamados. Para receber a dose em casa, é necessário fazer o agendamento pelos telefones 3253-5443 e 3253-3253, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Devem ser vacinados aproximadamente 800 idosos acamados. A imunização para esse público terá início na próxima segunda-feira (28).