UFU voltará a utilizar o Enem para seleção em 2013

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) voltará a utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), como única forma de seleção de candidatos no processo seletivo do primeiro semestre de 2013.

Esse mesmo método foi adotado no primeiro vestibular de 2012, mas foi deixado de lado no segundo processo seletivo deste ano porque o Enem, que seria realizado no primeiro semestre, foi cancelado, segundo o Ministério da Educação (MEC), pois a realização de duas edições no ano “sobrecarregaria as estruturas logísticas do exame”. A decisão do MEC ocorreu após o registro de problemas nas correções de redações no último Enem.

A UFU decidiu também que os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Dança, Design, Música e Tradução ainda devem realizar o exame de habilidades específicas da universidade. O edital com as datas de inscrições para as provas específicas ainda será divulgado.

Os interessados em uma vaga na UFU em 2013 devem se inscrever no Enem exclusivamente pela internet, no site do Inep. As inscrições começaram na segunda-feira (28) e serão encerradas no dia 15 de junho, e as provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. Os estudantes que estivem concluindo o ensino médio em 2012 em escola pública e os declarados pertencentes à família de baixa renda têm isenção na taxa de inscrição. Os demais interessados em realizar as provas devem desembolsar o valor de R$ 35 até o dia 20 de junho.

As provas do Enem 2012 vão abordar conteúdos de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física, biologia, língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, tecnologia da informação e comunicação e matemática. Serão quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada uma, e uma redação.

Correção da redação será diferente

No Enem 2012, a redação será corrigida por dois especialistas, de forma independente. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada um das cinco competências avaliadas, totalizando mil pontos. A nota final vai corresponder à média simples das notas dadas pelos dois corretores.

Caso exista uma diferença de 200 pontos ou mais entre as duas notas totais ou se a diferença for superior a 80 pontos em qualquer uma das competências avaliadas, a redação passará por um terceiro corretor. Se for necessária, a nota da terceira correção substituirá as outras duas. Se houver discrepância da terceira avaliação com as outras duas primeiras notas, a redação será, então, corrigida por uma banca composta por três corretores que darão a nota final do candidato.

Em 2011, a redação também era corrigida por dois corretores, mas uma terceira avaliação só seria feita caso a diferença entre as notas fosse de 300 pontos. Além disso, não existia a possibilidade de uma banca fazer a avaliação após a redação ter passado pelo terceiro corretor.

 Instituição alternou os critérios de seleção de candidatos nos últimos anos

Desde 2010, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção de diferentes formas. Tanto em 2010 quanto em 2011, a universidade optou por usar as notas do Enem apenas na primeira fase dos processos de seleção feitos em janeiro e realizou vestibulares tradicionais no meio dos dois anos.

No vestibular de janeiro de 2012, a UFU adotou, pela primeira vez, o Enem, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), como única forma de ingresso. Já na segunda seleção de 2012, decidiu voltar com o vestibular tradicional. E em 2013 o Sisu será, novamente, a única forma de ingresso na UFU.

Apesar da retomada do método utilizado no primeiro vestibular de 2012, o pró-reitor de graduação da UFU, Waldenor de Moraes, afirmou que a universidade ainda não adotou um procedimento definitivo de seleção. “A UFU quer tomar um decisão embasada em pesquisas e resultados e o Conselho de Graduação (Congrad) entendeu que não deve mudar definitivamente sem antes fazer uma análise comparativa”, disse.

O professor de cursos preparatórios para vestibular Thomé de Freitas afirmou que apesar de todas as mudanças, os candidatos não devem se preocupar com as regras, mas, sim, com o conteúdo do ensino médio. “O estudante que é bem preparado para o Enem, também está pronto para fazer o vestibular da UFU, da Fuvest, da UFTM ou da Unicamp”, disse.

 ENEM 2012

 – Inscrições

de 28 de maio a 15 de junho

 – Provas

3 e 4 de novembro de 2012

 – Taxa

R$ 35

Vencimento no dia 20 de junho

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

Repórter: Daniela Nogueira