Rede em Formação capacita profissionais da educação infantil

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promove nesta sexta-feira (1º) no auditório Cícero Diniz, até às 17h30, mais uma etapa do projeto Rede em Formação. Cerca de 320 diretores e pedagogos das escolas municipais e conveniadas de educação infantil, assistirão à palestra – A Linguagem Escrita e o Direito à Educação na Primeira Infância – ministrada pela professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mônica Correia Baptista. A proposta da formação continuada é trabalhar a ideia da criança como produtora de cultura, além de capacitar os profissionais pra que estimulem as crianças no interesse pela leitura e escrita.

“Neste ano desenvolvemos o tema das práticas avaliativas na educação infantil e também a orientação como referencia à linguagem escrita. Os profissionais estão recebendo orientações de como trabalhar com a criança, vivências significativas que favorecem esse aprendizado com as práticas de leitura e escrita”, disse a assessora pedagógica da SME, Célia Tavares.

Especializada em alfabetização de crianças pequenas, a palestrante Mônica Baptista, destacou na palestra do turno da manhã a importância do professor no desenvolvimento cultural da criança. “O professor é um mediador e tem a obrigação de expandir as experiências infantis de cultura. É um papel muito importante”, afirmou.

De acordo com Geralda Guerra, pedagoga da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Edna Aparecida de Oliveira, a formação recebida é a base do profissional. “Para nós que trabalhamos diretamente com as crianças é fundamental esse embasamento para executarmos um bom trabalho. Precisamos conhecer a criança e as fases do desenvolvimento dela para que sejam feitas as intervenções necessárias no processo de aprendizagem”, ressaltou.