Projeto de lei que dá nome ao Parque Aquático é enviado ao Legislativo

O prefeito Odelmo Leão enviou à Câmara de Vereadores de Uberlândia, nesta segunda-feira (30), um projeto de lei cuja finalidade é agregar mais um equipamento ao Parque Municipal Virgílio Galassi, extensa área onde se concentram espaços públicos destinados à preservação da natureza e à promoção do esporte e lazer. O Parque, composto pela área verde do Parque do Sabiá, pelo Estádio Municipal João Havelange e pela Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho), passará a contar com mais um módulo: o Parque Aquático. O projeto de lei, que altera a lei n° 9.762, de 06 de março de 2008, também denomina de “Professor Mário Godoy Castanho” o novo espaço incorporado.

A instituição de módulos é utilizada para organizar a estrutura dos espaços públicos, que já receberam vários benefícios e melhorias desde o início desta Administração. A iniciativa do prefeito Odelmo Leão integra o seu Programa de Governo, que inclui a promoção do esporte olímpico em todas as modalidades, e vem ao encontro do dever do poder público de proporcionar à comunidade condições de conhecimento e locomoção em suas áreas físicas de uso comum, por meio de um sistema de nominação e identificação.

Mário Godoy Castanho (falecido em 1982, com 79 anos) veio de Campinas (SP), no final da década de 30, onde praticava remo. Foi um grande incentivador da natação e ajudou a transformar o lazer aquático em competições. Teve alunos como Alberto Rodrigues de Oliveira (Albertino), Durval Teixeira, Bittencourt (Ticote), Afonso Costa (Cotinho), Sérgio Ribeiro entre outros desportistas eméritos à época.

“O entusiasmo e o empenho de Mário Godoy para desenvolver anatação são exemplos de amor e dedicação ao esporte e ao Município. Ele deixou um legado inestimável de realizações que estimularam a cidade a se transformar num pólo esportivo. Por isso, dar o nome do professor ao Parque Aquático é uma forma de reverenciar sua memória e transferir simbolicamente seus valores aos futuros atletas, que terão nesse equipamento um importante aliado para trabalhar seus talentos”, afirmou Odelmo Leão.

O professor Mário Godoy Castanho já recebeu outras homenagens do Município. Dá nome a uma escola municipal no bairro Tocantins, a uma rua no bairro Santa Mônica e a uma piscina olímpica do UTC. Também foi agraciado, em 1976, com o título de Cidadão Honorário de Uberlândia.

Parque Aquático

O Parque Aquático Municipal está sendo construído ao lado da Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho), com recursos de mais de R$ 5 milhões, por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Uberlândia, Governo de Minas e Governo Federal.

A Administração Municipal, que é a gestora executiva, fez a doação do terreno e executou as obras de terraplanagem. Cerca de 40% das obras estão concluídas. As fundações já foram executadas e as estruturas das arquibancadas estão sendo erguidas. O próximo passo é a montagem das piscinas.

O espaço terá área construída de 5.234 m², com arquibancadas para aproximadamente três mil pessoas, sanitário masculino e feminino para o público, sanitário/vestiário para atletas, árbitros e administração, piscinas para aquecimento dos atletas e olímpica aquecida, que seguem todas as exigências da Federação Internacional de Natação (Fina) e podem sediar competições internacionais.