Procon é parceira de rede social para atendimento ao consumidor

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) firmou, na manhã desta segunda-feira (11), uma parceria com o Agentto, plataforma online de proteção pessoal e coletiva para usuários da internet. A união propiciará aos consumidores que se sentirem lesados a possibilidade de fazer reclamações e tirar dúvidas em tempo real na rede social. O prefeito Odelmo Leão, autoridades, representantes de entidades, associações e empresários participaram da solenidade de assinatura do termo de cooperação para implantação e funcionamento do aplicativo, no Centro Administrativo Municipal.

O Agentto foi desenvolvido por uma empresa de tecnologia sediada em Uberlândia, com o apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). De acordo com o prefeito, em breve a parceria com o Município será estendida a outras áreas. “Esta é uma importante ferramenta de soluções. E como o poder público deve ser sempre um facilitador, é função da Prefeitura ser parceira de iniciativas assim. Uberlândia sai na frente ao contar com um aplicativo que dispõe e assegura, de modo organizado, preciso e confiável, informações sobre os direitos do cidadão. Logo, iremos anunciar novas funcionalidades do Agentto envolvendo outras secretarias e tenho certeza que outros estados irão aderir a esta plataforma de boas práticas”, apontou Odelmo Leão.

Por meio da função “Canal do Consumidor”, o usuário cadastrado no Agentto poderá registrar questionamentos sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e fazer reclamações de empresas e produtos. As reivindicações ficarão disponíveis na plataforma e poderão ser acessadas por qualquer pessoa cadastrada no sistema. O diferencial é que todos os apontamentos (relacionados a consumo) feitos na rede social serão direcionados automaticamente para o banco de dados do Procon. A Superintendência será responsável por aconselhar, intermediar, encaminhar agentes de fiscalização ou ligar na empresa em busca de soluções.

Mais opções para atendimento ao consumidor

Em média, são atendidos 105 consumidores por dia na sede do Procon, dos quais são formalizados em média 75 reclamações e 30 retornos. Mensalmente, são mais de 1.400 atendimentos presenciais e 700 atendimentos e orientações por telefone, o que totaliza mais de 2.100 atendimentos. “Realizamos as orientações de modo presencial na sede do Procon, com o Procon Móvel e até mesmo no Parque do Sabiá. Os consumidores também podem entrar em contato com a nossa equipe pelas redes sociais como o microblog Twitter e o Facebook, por e-mail e pelo número 151. O Agentto será mais um mecanismo interativo disponível à população, capaz de conferir mais agilidade na mediação e solução de problemas. É um método que irá garantir outras formas de prestação de serviços no que diz respeito à resolução de conflitos envolvendo relações de consumo”, explicou Eurípedes Cáritas de Carvalho, superintendente do Procon

O empreendimento que também estiver cadastrado no Agentto receberá a reclamação online do requerente, que além de fazer o apontamento em formato de texto, poderá anexar fotos, documentos e áudios para buscar o que lhe é de direito. O dispositivo funciona ainda como um canal de ouvidoria para as corporações, uma vez que todas as empresas inscritas na rede social terão acesso a opiniões, poderão resolver problemas e transformar pontos fracos em pontos fortes com a ajuda dos consumidores.

A Prefeitura de Uberlândia não precisou investir recursos financeiros na parceria com o Agentto, uma vez que a mesma foi firmada por meio de um acordo de cooperação técnica, onde o Município e o Procon vão incentivar o público a utilizar a ferramenta. “A ideia é que a sociedade organizada leve as pessoas a utilizar as soluções. Para isso, a Prefeitura precisa convidar e ter serviços para atender ao público, como é o caso do Procon. Queremos criar uma comunidade na rede social que proteja pessoas, empresas e a sociedade organizada, seja uma associação de bairro, entidade de classe ou serviço público. Esperamos que, à medida que os aparelhos celulares smartphones se disseminem, a inclusão digital aumente. Quanto mais pessoas participarem, melhor”, explicou Sérgio Pain, CEO do Agentto.

Confira os benefícios do Agentto para:

CidadãoProconEmpresas
Agilidade e facilidade na garantia de direitos do consumidorConfere agilidade no atendimentoOferece recursos de ouvidoria
Canal formal de reclamações e sugestõesOtimização de recursosÉ canal mediado e confiável
Oportuniza informações sobre direitos e cidadaniaGarante transparênciaPropicia diálogo com entidades de classe
Faz com que produtos e serviços sejam melhoresEfetividade de açõesOferece proteção e promoção da empresa
É ferramenta de interação socialOportuniza uma gestão pública onlineDisponibiliza monitoramento constante

Como fazer parte do Agentto:

Para utilizar o “Canal do Consumidor” é necessário se cadastrar e baixar o aplicativo (disponível para computadores e smartphones baseados na localização via Global Positioning System – GPS). Os interessados devem acessar www.agentto.com e preencher os campos necessários.

 

Fonte: SECOM PMU