Prefeitura inicia entrega dos kits escolares

As escolas da rede municipal começaram, nesta semana, a entregar os kits escolares aos 61 mil alunos matriculados. A entrega segue um cronograma preparado por cada unidade, no sentido de assegurar que o processo se dê com tranquilidade e que todos os estudantes possam ser contemplados. São cinco conjuntos de objetos específicos para as necessidades de cada faixa etária. O material foi adquirido e montado pela Secretaria Municipal de Cultura antes do início do calendário letivo.

Para alunos de 0 a 3 anos, o kit contempla 13 itens como agenda escolar e massa para modelar, por exemplo. Para a educação infantil, que atende crianças entre 4 e 5 anos, também são 13 itens, como caderno de desenho e tinta guache.

Já o kit para os anos iniciais do ensino fundamental dispõe de 11 peças, que incluem régua, cola branca e giz de cera, dentre outros. Nos anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano), são 12 itens, como esquadros de 45º e 60º. Há, ainda, o material específico para quem cursa a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com sete objetos, como caderno universitário de 200 folhas e canetas esferográficas.

Processo organizado

A Escola Municipal Professor Eurico Silva, no bairro São Jorge, foi uma das unidades que já começou a entrega dos kits aos estudantes. De acordo com o diretor da unidade, André Luís Andrade, o processo é feito com base em um planejamento.

“Como são mais de 600 alunos por turno, fizemos algo organizado para que cada criança receba seu kit por vez. Eles pegam, conferem e assinam uma documentação de recebimento. Tudo isso para gerar segurança aos alunos e aos pais, com nosso acompanhamento durante todas as etapas”, comentou.

Aprendizagem garantida

Conforme Terezinha Moreira, uma das professoras da unidade, fornecer materiais de qualidade faz uma diferença significativa no processo de aprendizagem. “Com material, a gente percebe mais motivação para buscar novas experiências de ensino. Sem contar que todos com o mesmo material em mãos torna democrático o ensino a todos. Nós vemos a felicidade nos olhinhos deles no dia a dia”, ressaltou.

A pequena Maria Eduarda Cardoso Fraga, de nove anos, foi uma das alunas a ter em mãos seus novos objetos de estudo. “É muito bom receber, estou bastante feliz. Eu já estava curiosa sobre o que tinha. Agora já vi que tem caderno, lápis de cor, canetinha e muitas outras coisas. Tudo vai me ajudar bastante nos estudos”, disse a garota.

Fonte:
SECOM