Prefeitura informa início da vacinação bivalente Covid-19

Considerando as novas variantes do vírus da Covid-19 e a fim de evitar uma nova onda de casos e mortalidades provocados pelo agravamento da doença, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (27).  A Prefeitura de Uberlândia, por meio do Programa Municipal de Imunização, seguirá o cronograma e disponibilizará as doses da primeira remessa em todas as 74 salas de vacina. Confira os endereços aqui.

A vacina bivalente contém as cepas originais do vírus e da Ômicron, além de outras variantes. A destinação, neste primeiro momento, será aos grupos prioritários e ocorrerá de forma escalonada em cinco fases e de acordo com a disponibilidade das doses, cuja responsabilidade do envio é do Governo de Minas. Veja o esquema abaixo:

·      27/02 – Fase 1: Pessoas acima de 70 anos; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP); Imunocomprometidos acima de 12 anos;

·         06/03 – Fase 2: Pessoas de 60 a 69 anos de idade;

·         20/03 – Fase 3:  Gestantes e puérperas;

·         17/04 – Fase 4:  Trabalhadores da saúde;

·         17/04 – Fase 5:  Pessoas com deficiência permanente;

O Programa Municipal de Imunização reforça que esse esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose bivalente para as pessoas que apresentarem o esquema básico completo. Ou seja, com as duas doses da vacina monovalente há mais de quatro meses.