Prefeitura disponibiliza sistema para consulta de sepultos nos cemitérios municipais

Na próxima quinta-feira (2), diversas equipes da Prefeitura de Uberlândia se mobilizarão nos cemitérios da cidade e dos distritos para atender a população no Dia de Finados. O objetivo é orientar as mais de 120 mil pessoas que irão aos locais para homenagear os familiares e amigos que já se foram.

Confira aqui o aplicativo e o site para consulta de sepulcros.

Além de contar com o trabalho desenvolvido por mais de 70 servidores no dia 2 de novembro, a comunidade pode, a partir de hoje (30), ter acesso facilitado a informações sobre a localização de sepulcros. Basta entrar no Portal da Prefeitura e acessar, gratuitamente, o novo sistema desenvolvido pelo Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub).

Conforme explica o diretor da Prodaub, Reginaldo Mendes, a ferramenta apresenta a novidade de ser compatível não apenas para computadores, mas também para celulares. No caso dos smartphones com sistema operacional android, o aplicativo poderá ser baixado. Em iOS, a visualização poderá ser feita diretamente pelo site, sem a necessidade de download.

Com o intuito de modernizar e repaginar o sistema de busca de túmulos, a inovação permite que a pessoa localize o jazigo nos cemitérios com base em informações como nome completo e datas de nascimento ou sepultamento. Além disso, foi elaborado um novo layout para assegurar mais navegabilidade, agilidade e facilidade na procura.

Preparação para o feriado

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Dorovaldo Rodrigues Júnior, o aplicativo foi desenvolvido para reforçar o atendimento à população no feriado a partir deste ano. Os servidores também estarão à disposição da população nos espaços na busca de informações.

Os visitantes terão, ainda, a possibilidade de consultar a localização dos sepulcros em dez terminais eletrônicos no Cemitério Bom Pastor e quatro no São Pedro. “Os computadores serão pré-carregados com banco de dados para a localização dos entes queridos, sem depender de conexão à internet, ajudando as pessoas em tempo real. Também teremos tenda para proteger os visitantes, visando a segurança de todos. Sem contar o apoio logístico, como celebrações religiosas, banheiros biológicos e outras ações”, adiantou o secretário

Os cemitérios permanecerão abertos das 7h às 18h no dia 2 de novembro. Além das visitas, os espaços também receberão missas e cultos ecumênicos. No Campo do Bom Pastor, as missas estão marcadas para as 8h, 9h30 e 16h. Enquanto isso, o cemitério São Pedro receberá os eventos às 8h, 10, 14h e 16h.

Serviço:
Cemitério Municipal Campo do Bom Pastor

Onde: Avenida das Gameleiras, s/n, bairro Planalto
Público esperado: Cerca de 100 mil pessoas
Aberto das 7h às 18h

Cemitério Municipal São Pedro
Onde: Avenida Paes Leme, 855, bairro Osvaldo Rezende
Público esperado: Cerca de 30 mil pessoas
Aberto das 7h às 18h

Aplicativo para consulta de sepulcros: aqui.

Fonte: SECOM/PMU