Mais de 190 mil pessoas devem tomar a vacina contra a febre amarela

A vacinação é a única forma de prevenção contra a febre amarela, doença causada pela picada de mosquitos infectados pelo vírus flavivirus. A vacina é recomendada para pessoas com idade a partir de nove meses e que vão entrar em contato com áreas de matas e florestas.

Em Uberlândia, as doses estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde do Município. No ano de 2001, uma campanha foi realizada na cidade para reforçar a imunização da população. Como o prazo de validade da vacina é de 10 anos, é necessário que as pessoas tomem novamente a dose para ficarem protegidas da doença.

De acordo com a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maria Aparecida dos Santos, o índice de cobertura da vacina contra a febre amarela atualmente é de 68,75% (415.941 pessoas), sendo que a meta é de 100%.

“Em 2008, quando houve uma maior incidência de contaminação da febre amarela, muitas pessoas buscaram o reforço da vacina. No entanto, há 194.203 pessoas que tomaram a dose somente em 2001 e precisam retornar aos postos de saúde com a carteira de vacinação em mãos para se manterem livres do contágio”, disse.

Gestantes, mulheres em fase de amamentação e pessoas com alergia a ovo devem evitar a vacina contra a febre amarela. Portadores de HIV só podem tomar a dose por recomendação médica mediante apresentação de comprovante.

As vacinas podem ser encontradas nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPSs) e Unidades de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSFs), que funcionam inclusive nos distritos de Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia, Miraporanga e Tapuirama.