Feiras oferecem informações sobre nutrição prática e inteligente

Comer bem, gastando pouco. Esta é a busca da maioria das donas-de-casa que vão às feiras livres para encher os carrinhos ou sacolas com quitutes e produtos fresquinhos. Além de escolher as frutas, legumes e verduras da estação pensando na qualidade, economia e sabor, elas querem conhecer técnicas e métodos para um melhor aproveitamento nutricional dos itens adquiridos nas refeições diárias. E é justamente entre as barracas coloridas, placas e anúncios inusitados dos feirantes que elas e outros visitantes têm acesso à informações que ajudam a incrementar o cardápio e a dieta familiar.

Há pouco mais de dois meses, o Programa de Segurança Alimentar, da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento (SMAA), desenvolve ações de educação alimentar de modo itinerante. O objetivo é percorrer todas as feiras livres do Município até o final do ano, levando informações nutricionais para incentivar a adoção de hábitos saudáveis. Na próxima quinta-feira (10), o estande do projeto estará na feira do bairro Saraiva, montada na rua Timbiras, esquina com a rua Duque de Caxias. O atendimento será das 8h30 às 11h30.

Uma equipe formada por nutricionista, técnicos e assistentes darão dicas para que a população aprenda a selecionar os melhores alimentos na hora da compra, com base em critérios como valor nutricional, preço e qualidade.

“Nossa intenção é ensinar as pessoas que a relação custo x benefício deve ser levada em conta na hora de escolher as frutas, legumes e verduras. Decidimos levar o projeto às feiras para atingir as mães e donas-de-casa, responsáveis pelas refeições de toda a família. A promoção de saúde e qualidade de vida pode ser disseminada a partir daí e também em conjunto com os feirantes, que aprendem e repassam as informações aos clientes durante a venda”, explicou Laiane Azevedo Carvalho, coordenadora do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional da SMAA.

O incentivo ao reaproveitamento e à inclusão de produtos diversificados na dieta não para por aí. Quem passa pela barraca do projeto pode ver, na prática, o resultado de tanta dedicação a uma alimentação especial. De acordo com Laiane, a equipeoferece a degustação de sucos naturais, feitos a partir da combinação de alimentos encontrados nas próprias feiras, como couve com limão e cenoura com laranja. “Os sucos fazem sucesso com os adultos e idosos. Mas são sensação entre crianças. Apesar da mistura parecer inusitada para alguns, consegue surpreender quando saboreada. A meninada pede para repetir e ainda exige dos pais que a receita seja copiada em casa”, contou.

O estande itinerante do projeto nas feiras recebe, em média, 400 pessoas a cada edição. “Anteriormente, o serviço de educação alimentar era feito apenas em escolas e eventos sociais. Entretanto, a Administração Municipal enxergou nas feiras uma ótima oportunidade para promover a mudança de hábitos alimentares. O resultado têm sido muito positivo e o reflexo deste trabalho é notório. Muita gente nos procura, relata os benefícios e diz que está repassando as dicas a amigos, familiares e vizinhos”, completou a coordenadora. A mudança no clima fez com que Laiane sugerisse uma receita especial. Confira como fazer e quais os benefícios do suco de limão com couve, um dos mais pedidos nas feiras:

Suco de limão com couve

Ingredientes:

*Uma folha de couve lavada e picada
*Suco de dois limões-Tahiti
*Açúcar a gosto
*Um pouco de água filtrada para diluir

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe. Consuma em seguida. Para deixar o suco com um gostinho especial, acrescente o suco de duas laranjas à mistura. Quem quiser, pode substituir o limão por abacaxi (uma fatia e meia) ou maracujá (uma unidade).

Benefícios:

Tem funções depurativas no sangue, é bom para a memória, ajuda na concentração, previne a anemia e a gripe. É de baixa caloria e de rápida absorção. Indicado para crianças com idade superior a 2 anos de idade, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Confira a programação do Educação Alimentar Itinerante:

Dia: 10/05/2012 – Quinta-feira

Feira: B. Saraiva (manhã)

Dia: 19/05/2012 – Sábado

Feira: B. Jardim Brasília (manhã)

Dia: 29/05/2012 – Terça-feira

Feira: B. Planalto (manhã)

Dia: 13/06/2012 – Quarta-feira

Feira: B. Médio Santa Mônica (noite)

Dia: 17/06/2012 – Domingo

Feira: B. Tancredo (manhã)

Dia: 21/06/2012 – Quinta-feira

Feira: B. Taiamam (Noite)

Dia: 26/06/2012 – Terça-feira

Feira: B. Pacaembu (manhã)

Dia: 30/06/2012 – Sábado

Feira: B. Minas Gerais (noite)