Exames de prevenção são intensificados no mês do ‘Outubro Rosa’

Quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia intensifica as ações de prevenção em todas as unidades de saúde da rede pública durante o “Outubro Rosa”, mês de mobilização e conscientização sobre a doença, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade.

 

Além das ações de prevenção nas unidades, será ampliada a oferta de exames no Mamógrafo Móvel. Serão agendados 20 exames por dia, de segunda a sexta-feira, e 10 procedimentos aos sábados durante todo o mês. As marcações são feitas pela Central de Regulação para as pacientes que passaram pela consulta médica e receberam o pedido de agendamento. O equipamento ficará instalado na área externa da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021 no Brasil, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Secretaria Municipal de Saúde oferta a mamografia de rastreamento às mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Até julho deste ano, foram realizados mais de 12 mil agendamentos.

 

Cuidados com a saúde da mulher

Além do trabalho de conscientização e prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Uberlândia aproveita o momento de mobilização para desenvolver outras ações focadas na saúde da mulher, como os cuidados para evitar também o câncer de colo de útero.

Todas as unidades de saúde realizarão durante o mês de outubro a intensificação da coleta de citologia (exame Papanicolau), divulgação das ações nos grupos de WhatsApp da unidade e a busca ativa para marcação de consultas de rotina daquelas mulheres que ainda não compareceram na unidade neste ano.  Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira, o trabalho de prevenção ocorre durante todo o ano e é intensificado em outubro.

“Em outubro, aproveitamos a mobilização nacional para reforçar com todos, inclusive com os profissionais, sobre a importância do diagnóstico precoce. Vivemos um momento delicado da pandemia, mas não podemos esquecer as outras doenças. Por isso, continuamos oferecendo todos os cuidados e as informações para garantir a saúde das mulheres”, observou.

Confira aqui o endereço, telefone e horário de funcionamento das unidades de saúde da rede municipal.