Dia Internacional do Idoso será comemorado com festa em Uberlândia

Uberlândia é exemplo quando o assunto é assistência à população idosa. Para oferecer mais qualidade de vida à melhor idade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), criou o Programa BemSocial, que, entre outros programas e ações sociais, desenvolve atividades especiais que já se tornaram referência em todo o Brasil para quem já passou dos 60.

As quatro unidades do Centro Educacional de Assistência Integrada (CEAI’s) oferecem atividades físicas, hidroginástica e natação em pisicina aquecida e coberta nos CEAI’s 2 (Laranjeiras), 3 (Luizote) e 4 (Guarani), musculação, atividades ocupacionais como tricô e pintura em tecido, além de oficinas como dança, coral e violão.

Maria das Dores Borges da Costa, de 62 anos, aproveita ao máximo tudo o que o CEAI oferece. “Participo das atividades há 11 anos e, desde então, a minha vida mudou. Para mim, o CEAI é como se fosse uma escola da terceira idade porque, quando somos jovens, a escola é nossa referência de aprendizado e, depois, quando ficamos mais velhos, achamos que não vamos aprender mais nada. Mas com o CEAI é diferente, eu já aprendi muita coisa aqui”, revela Maria das Dores.

A energia da aposentada a fez se inscrever em três modalidades na 2ª Olimpíada do Idoso, realizada nesta semana. “Eu participei do boliche, bola a cesta e sinuca. Comigo não tem tempo ruim”, afirma Maria das Dores. Entre tantas atividades proporcionadas pelo CEAI, ela lista ainda as aulas de hidroginástica, dança, crochê, vagonite, pintura e até violão. “Era um sonho de criança. Eu tinha loucura para aprender a tocar violão, mas não tinha dinheiro para pagar uma aula particular. Aí veio o CEAI e eu já aprendi várias músicas”, conta, emocionada.

Dorinha, como é chamada pelos amigos, agradece também ao CEAI pela descoberta e tratamento do colesterol alto. “Foi o médico do CEAI que me alertou e receitou o medicamento certo para a minha doença. Hoje, graças a Deus, meu colesterol está normalizado”, explica.

Outra ação da Prefeitura de Uberlândia, que movimenta a população com mais de 60 anos, é o Baile no Bairro, que oferece opções de lazer e socialização para o idoso em sua própria comunidade, uma oportunidade de fazer amigos e se divertir para manter a saúde física, mental e emocional.

Agora imagine um local com portaria 24 horas, horta comunitária, atividades físicas ocupacionais com acesso direto ao CEAI 4, disponibilidade para atendimento médico e isenção de pagamento de aluguel, água e energia elétrica. Todo esse conforto e segurança estão disponíveis no Condomínio do Idoso, que possui capacidade para atendimento de 48 idosos em 24 chalés, com quarto, banheiro, cozinha, sala conjugada, tudo adaptado com normas técnicas de acessibilidade.

A Prefeitura de Uberlândia disponibiliza ainda o Atendimento Emergencial, que presta assistência a idosos em situação de exploração financeira, negligência familiar, maus tratos e abandono familiar.

Para idosos de baixa renda, com saúde debilitada e que não tenham condições de permanecer desacompanhados, a Prefeitura de Uberlândia criou a Casa Dia, um espaço adaptado com área de mais de 400 metros quadrados, com alojamentos feminino e masculino, banheiros, refeitório, sala de atividades, sala de recreação e sala de enfermagem.

O atendimento inicial ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) é outra iniciativa da Sedest para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e que não possuam meios de prover sua própria manutenção ou tê-la provida por sua família, além de apresentar renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo vigente. Com o atendimento inicial promovido pela Prefeitura, idosos com esse perfil têm acesso facilitado ao BPC, um benefício federal que, junto à Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), garante um salário mínimo mensal, concedido ou não pelo INSS.

A Prefeitura de Uberlândia oferece ainda apoio e recursos a quatro entidades não governamentais de Acolhimento Institucional para Idosos e de Longa Duração (asilos). Essas organizações têm acompanhamento sistemático da Diretoria de Proteção Social ao Idoso e com Deficiência.

Com tantas ações de assistência aos idosos, Uberlândia tem bons motivos para comemorar o Dia Internacional do Idoso, neste 30 de setembro. Homenagens e momentos de alegria e descontração é o que promete o evento de comemoração a esta data no Ginásio Poliesportivo do Patrimônio durante toda a tarde desta sexta-feira.

Serviço

Comemoração do Dia Internacional do Idoso

30 de setembro (sexta-feira), das 13h30 às 17h30

Ginásio Poliesportivo do Patrimônio – Av. Oscarina Cunha Chaves, com R. Ipanema, s/nº, bairro Patrimônio