Atividade física garante bem-estar aos servidores municipais

Quem inclui exercícios aeróbicos ou de repetição na lista de atividades diárias consegue muito mais do que músculos definidos. A prática esportiva regular ajuda a prevenir doenças, melhorar o condicionamento físico e a saúde mental. O incentivo à busca destes benefícios é uma das principais premissas do Servidor em Movimento, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia.

Criado em 1999 e ampliado permanentemente desde 2005, o Servidor em Movimento tem uma programação com diversas atividades como palestras, aulas de ginástica aeróbica, hidroginástica e musculação.

“Algumas pessoas alegam que a falta de tempo, o stress, as lesões ou enfermidades são motivos para levar um estilo de vida sedentário. Para acabar com estes mitos e facilitar o acesso à saúde, instituímos o projeto para estimular novas atitudes, com foco na prevenção e reabilitação”, afirmou Neiva de Fátima dos Anjos, coordenadora do Núcleo de Acompanhamento de Pessoal, da Secretaria Municipal de Administração.

Para participar, os interessados devem procurar o Núcleo de Acompanhamento de Pessoal e, posteriormente, passar por uma avaliação médica. Caso não haja nenhuma restrição (comprovada por meio de atestado), o servidor é encaminhado para atividades gratuitas promovidas em parceria com a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

Uma equipe de educadores físicos atende mais de 300 profissionais da administração direta e indireta. As aulas de hidroginástica são oferecidas no Uberlândia Tênis Clube (UTC). Já as de musculação acontecem na Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho) e as de ginástica aeróbica são no saguão do bloco I do Centro Administrativo Municipal.

Quem se afastou do trabalho por conta de problemas de fibromialgia também conta com atividades específicas para se livrar das dores crônicas nos tendões e articulações. “Temos desenvolvido esta ação desde 2010, em um trabalho multidisciplinar feito por médicos reumatologistas, educadores físicos e assistentes sociais. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, os portadores de fibromialgia participam de aulas de musculação especialmente preparadas para atender às suas necessidades. Além disso, são acompanhados semanalmente pelos especialistas e, a cada 15 dias, participam de palestras sobre prevenção e tratamento da patologia. As atividades estão abertas também a qualquer servidor interessado no assunto”, disse a coordenadora.

Até o momento, 30 servidores são atendidos pelo Projeto de Atenção ao Servidor Portador de Fibromialgia. Os beneficiados são acompanhados durante um semestre e, após este período, são orientados a continuar a atividade física, seja ela hidroginástica, musculação ou qualquer outra modalidade que ajude a atenuar as dores causadas pela fibromialgia.

 

Caso esteja com problemas para visualizar o PDF abaixo clique aqui para visualiza-lo.