Atendimentos em farmácias municipais cresceram mais de 100%


Os pacientes da Rede Municipal de Saúde contam com 23 farmácias municipais que em 2011 realizaram 1.235.325 atendimentos, o que representa um crescimento de 108,5% se comparado a 2005, ano do início do governo Odelmo Leão. Naquela época foram 592.205 atendimentos feitos em nove unidades. Atualmente são 34 farmacêuticos atendendo e em 2005 eram apenas 13.

“As apresentações farmacêuticas, que são as variedades de medicamentos disponibilizados; como comprimidos, cápsulas, injetáveis, entre outros; também tiveram aumento ao longo dos anos. Antes os usuários contavam com 70 tipos de apresentações e hoje são mais de 200”, destacou Raquel Botelho, coordenadora do setor de Assistência Farmacêutica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Além de funcionar em algumas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) e Unidades de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF), as farmácias municipais também funcionam nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Norte, Leste, Oeste e AD e ainda no Ambulatório Municipal Herbert de Souza DST/Aids. Há unidades onde o funcionamento é feito inclusive no Horário do Trabalhador, no período noturno das 19h às 22h, e aos finais de semana e feriados.

Para quem não tem condições de ir até uma das farmácias da Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura oferece assistência pelo Remédio em Casa. O programa beneficia atualmente mais de 11 mil pessoas com dificuldade de locomoção ou acamadas, um crescimento de 71,5% em relação a 2009, quando o programa atendeu aproximadamente 6.500 usuários. Para ser beneficiado, o paciente deve realizar ou atualizar o cadastro na rede municipal e no Programa de Hipertensão de Diabetes.

E para levar o atendimento a um número cada vez maior de pessoas, em todas as regiões da cidade, a Prefeitura de Uberlândia inaugurou neste mês a farmácia da Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Santa Rosa. O espaço atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h. Os medicamentos são prescritos após o usuário passar por atendimento médico e são retirados no próprio local.

Segundo a coordenadora da Uaps Santa Rosa, Nelice Pires dos Santos, a farmácia atende uma população de 23 mil pessoas que moram não só no bairro Santa Rosa, como também no Liberdade, Jardim América I e II, Esperança e parte do Marta Helena. “Além de facilitar o acesso aos medicamentos fornecidos pela rede, essa farmácia ainda ajuda a equilibrar a demanda da UAI Roosevelt, que possui um volume significativo de usuários que utilizam a farmácia da unidade”, afirmou.