Estádio do Sabiá completa 30 anos

Há 30 anos Uberlândia inaugurava um dos maiores estádios de futebol do Brasil, o Estádio do Sabiá. Exatamente no dia 27 de maio de 1982 a cidade entrava para o circuito esportivo de grandes eventos e recebia a Seleção Brasileira. Um time com nomes como Zico, Falcão, Sócrates e Careca que jogou contra a seleção do Eire (atual Irlanda). Cerca de 50 mil pessoas, entre elas o Presidente da República, João Batista Figueiredo, assistiram Falcão marcar o primeiro gol e os brasileiros vencerem por sete a zero.

Nessas três décadas, o Sabiá passou por diversas mudanças. Em 18 de abril de 1989, o então prefeito Virgílio Galassi assinou a lei 4896 e alterou o nome do estádio para Estádio Municipal João Havelange, em homenagem ao então presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Em 2007, atendendo a uma determinação do prefeito Odelmo Leão, o Estádio foi totalmente revitalizado com pintura; numeração das arquibancadas e instalação de corrimões, sistema de monitoramento com câmeras e elevadores para portadores de necessidades especiais; além de receber completo serviço de jardinagem. Recentemente, arquibancadas, bancos de reservas e espaço da imprensa foram novamente pintados.

Na época da inauguração, o Sabiá tinha capacidade para 75 mil pessoas. Após a instalação das cadeiras, doadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais e atendendo a normas nacionais para estádios, a capacidade foi adequada para 53.350 torcedores.

Nos últimos anos, times como Cruzeiro, América-MG, São Paulo, Flamengo, Santos e Corinthians jogaram no Estádio e levaram milhares de torcedores de todo o Brasil para as competições. O Uberlândia Esporte Clube também usa o Sabiá como sua casa.

“O Estádio é motivo de orgulho para todos de Uberlândia. O Sabiá é um dos melhores estádios do Brasil. É um marco histórico e uma certeza, de que em Uberlândia o esporte recebe importantes investimentos”, disse o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão.

 

Fotos: Daniel Nunes