Governador e o Prefeito anunciam mais investimentos para Uberlândia

Muitos benefícios e investimentos, este é o resultado da parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e o Estado de Minas Gerais. Nesta sexta-feira (15), o governador Antonio Anastasia foi recebido no Município pelo prefeito Odelmo Leão. Juntos, os dois cumpriram agenda de compromissos que se revelou em mais conquistas para a cidade: a entrega de escrituras para quase mil famílias que tiveram seus imóveis regularizados e o anúncio de novas unidades escolares estaduais.

Imóveis regularizados

Para 928 famílias a data 15 de junho de 2012 tornou-se inesquecível. Ela marcou a regularização dos imóveis onde residem, localizados nos bairros Luizote de Freitas, Segismundo Pereira, Santa Luzia e conjunto Industrial. As entregas das escrituras foram iniciadas pelo governador Antonio Anastasia e pelo prefeito Odelmo Leão em dois momentos, primeiro no ginásio do bairro Luizote de Freitas e, em seguida, no Centro Administrativo Municipal. O ato simbolizou o fim do motivo que por décadas causou apreensão aos mutuários.

“É uma alegria ver o sonho da casa própria sendo finalmente realizado para todas essas famílias. Agora sim elas terão em mãos o documento que comprova total domínio e legitimidade para assumir seus bens. É a comemoração de mais uma conquista da população de Uberlândia, que conseguiu resgatar aquilo que é tão importante entre nos brasileiros, o sonho da casa própria”, destacou o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia.

Para o prefeito Odelmo Leão, a frase ‘A parceria que dá certo’ se tornou um símbolo. “Em 2005, quando assumi a Prefeitura tinha um grande desafio e hoje, olhe os avanços que temos. Estamos fazendo um resgate de dívidas sociais de anos ao entregar estas escrituras. Isto só está sendo possível devido à parceria do Governo de Minas com a Prefeitura de Uberlândia e as escrituras significam um documento de dignidade para as famílias”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

O primeiro mutuário a receber sua escritura das mãos do Governador foi Alírio Couto Lacerda. Morador do bairro Luizote há 33 anos, ele esperou por décadas pela regularização. “Estou honrado e muito contente por este dia. Tenho a satisfação de ter um prefeito como o Odelmo Leão à frente da cidade e o governador Antônio Anastasia à frente do estado. São dois líderes que trabalham muito pelo nosso bem”, disse o eletricista.

Para o aposentado Pedro Cortez, também morador do Luizote de Freitas, a escritura também deve ser comemorada, pois significa o fim de uma espera de mais de 30 anos. “Estou muito feliz de receber o documento de algo que lutei e paguei para ser meu. Hoje é um dia muito feliz para mim e uma sensação de segurança para minha família”, declarou.

Nos anos 1980, a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG) construiu 6.186 imóveis em Uberlândia e muitos ficaram sem escrituras. Foram regularizadas 1.103 até 2010, ano que, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e o Governo de Minas foi implantado na cidade o Mutirão de Escrituras da Cohab. O ato agilizou a emissão de escrituras de imóveis dos conjuntos habitacionais da companhia, cujos contratos de financiamento já foram quitados. Atualmente, 5.387 unidades estão aptas para serem escrituradas e 799 estão em situação pendente. A previsão é que até dezembro deste ano sejam entregues mais 3.356 escrituras. (Veja abaixo a tabela com os números detalhados por bairros).

Agora, de posse das escrituras, os mutuários podem registrar o documento em cartórios. Aemissão da escritura depende diretamente da regularização de documentos. Para checar as informações a Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria de Habitação, e a Cohab-MG disponibilizaram equipes de servidores. Eles foram à casa de cada mutuário com uma relação de documentos faltantes a fim de resolver a situação. Para atender a todos, a Prefeitura e a Cohab-MG disponibilizaram equipes que realizam os serviços de vistoria.

Morador do bairro Santa Luzia, o aposentado José de Fátima Prado também recebeu a escritura. “Moro a 30 anos na minha casa. Paguei, não atrasei uma prestação sequer e nada mais justo do que ter a escritura. Realmente é um sonho que temos realizado hoje com o apoio do Governo de Minas e da Prefeitura de Uberlândia”, ressaltou.

Mais duas escolas estaduais para Uberlândia

O governador Antônio Anastasia assinou ainda um despacho governamental para criação de duas escolas estaduais em Uberlândia, localizadas nos bairros Shopping Park e Jardim das Palmeiras. A determinação, considerada prioridade, foi direcionada à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), por intermédio do Departamento de Obras Públicas (Deop). Para as duas unidades serão investidos R$ 7 milhões e cada uma contará com 14 salas de aula.

“Uberlândia cresce e nossos estudantes merecem mais escolas, é com muita satisfação que assino este despacho para a construção de mais duas unidades que oferecerão ensino de qualidade”, destacou o governador Antonio Anastasia.

“Em 2005, fazia 15 anos que não tínhamos novas escolas construídas pelo Estado em Uberlândia. Muito se investiu neste setor e hoje recebemos esta confirmação de duas novas unidades. Mais uma vez volto a dizer, é a parceria que dá certo”, falou o prefeito.

Relação de Uberlândia com respectivas regularizações de imóveis  (download em pdf)

Fonte: Secom