Settran entrega novos ônibus e táxi adaptados

Nesta terça-feira (19), a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) e da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, entregou à população de Uberlândia novos veículos para atendimento aos usuários com deficiência. Cinco ônibus e um táxi adaptado já estão em operação no Sistema Integrado de Transportes (SIT).

A adaptação destes veículos faz parte de um cuidado da Prefeitura de Uberlândia em sempre ajustar a frota do transporte coletivo de acordo com a necessidade da população. O Município é referência em acessibilidade, mantendo sua frota 100% adaptada e com idade de cerca de 2,5 anos.

Foram investidos aproximadamente R$ 1,5 milhão para adaptação dos novos ônibus, que são da operadora Turilessa e irão reforçar linhas da empresa, como a A105 (Santa Mônica – Terminal Central). Com esta entrega, a frota do transporte coletivo na cidade chega a 409 veículos.

Um diferencial que trará ainda mais conforto aos usuários é uma nova tecnologia implantada nos novos ônibus. “Trata-se de um sistema de freios que evita freadas bruscas. Assim, o trajeto ficará mais tranquilo para quem usa os ônibus para se locomover. Além disso, os veículos atendem à determinação do prefeito Odelmo Leão de serem menos poluentes”, destacou Divonei Gonçalves, secretário de Trânsito e Transportes.

A última entrega de veículos em Uberlândia foi em fevereirodeste ano, quando a cidade ganhou 10 ônibus. Atualmente, o SIT atende a uma média de 5 milhões de passageiros por mês e opera com as empresas Sorriso de Minas, São Miguel e Turilessa. A estrutura conta com cinco terminais e corredores de ônibus e 117 linhas para atender à população.

Táxi adaptado

O novo táxi é o primeiro adaptado a atender Uberlândia e o ponto fica na praça Oswaldo Cruz, em frente ao Fórum, no centro da cidade. Para receber pessoas que possuam deficiência, dificuldade de locomoção ou mobilidade reduzida, o táxi acessível tem capacidade para sete pessoas e conta com elevador que suporta até 250 quilos e equipamentos de segurança específicos para este tipo de transporte.

“A entrega vai ao encontro de uma determinação da Administração Municipal de sempre oferece mobilidade à população e representa mais uma conquista para a pessoa com deficiência, garantindo que utilize o serviço com economia e segurança, além de ser mais uma opção para locomoção”, afirmou Edson Luiz Lucas de Queiroz, superintendente da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana.

Em breve, Uberlândia contará com o segundo táxi adaptado, que já passa por adequações. Hoje, ao todo, são 273 permissionários, ocupando 45 pontos fixos e 10 livres em toda a cidade.