Como economizar seu micro

Um computador gasta quase o mesmo que uma TV de 29 polegadas, entre 0,15 a 0,22 kWh. Saiba o quanto de energia cada equipamento consome. Saiba quanto gasta cada aparelho elétrico da sua casa.

Cuidados

Tire da tomada o plug do computador e dos periféricos para evitar a queima de algum componente interno quando voltar o fornecimento de energia depois de um apagão. Quando a energia voltar, espere alguns minutos antes de colocar o plug na tomada novamente ou de ligar o computador. É o tempo necessário para que a tensão elétrica fique estável.

Microdicas

Deixando de usar o PC por seis horas diárias e passando a usá-lo por apenas duas, a economia é de R$ 5,76. Um computador com impressora ligado duas horas por dia tem custo mensal de R$ 3. Programe o uso da energia para fora do horário de ponta, quando seu custo é 85% mais barato. O horário de pico é geralmente das 17h30 às 20h30, todos os dias da semana. Você sabia que se todos os monitores no país fossem configurados para economizar, seria possível poupar por mês energia suficiente para abastecer uma cidade como Florianópolis? A informação é de Élcio Hardt, gerente de marketing de produtos da Samsung, fabricantes de monitores.

Saiba como fazer seu micro economizar energia

Agora até seu micro é apontado com um dos vilões do consumo de energia. Embora não seja um gastão como o chuveiro elétrico, um computador ligado três horas por dia consome cerca de 22 kWh por mês -um dispêndio razoável quando se tem em mente a necessidade de cortar 20% do uso de energia.
Fazer o micro economizar eletricidade não é tarefa das mais complicadas. Neste guia preparado pela equipe de Mundo Digital, você verá como dicas simples e o uso de alguns equipamentos ajudam a baixar o valor de sua conta e até a preservar seu computador por mais tempo.

Monitor

Um modelo com tela de 15 polegadas gasta em torno de 65 Watts por hora -é o item de maior consumo em um micro. Monitores de cristal líquido (LCD) consomem, em média, metade dos tradicionais (tubo) de mesmo tamanho. Para controlar o consumo do monitor há dois métodos: ou você o desliga manualmente, pelo botão de energia, ou configura o Windows para fazer o serviço. Veja como:

1. Minimize as janelas abertas e clique com o botão direito do mouse em sua área de trabalho (desktop)
2. Acesse o item Propriedades
3. Clique na aba Proteção de Tela. Nessa mesma janela, clique em Configurações, na área de Recursos de economia de energia do monitor
4. Na janela de Propriedades de Gerenciamento de Energia, você pode controlar quando o monitor será desligado. Opte por um valor em minutos e clique em Aplicar. Pronto. Agora sempre que o monitor não for usado pelo tempo que você determinou, ele irá hibernar automaticamente, fazendo o consumo cair para apenas 3 Watts por hora (5% do consumo de uma lâmpada de 60W).
Observação: O gerenciamento de energia também permite o desligamento do disco rígido, outro gastador de energia do computador. Apesar disso, não é recomendável o desligamento do(s) disco(s) rígido(s), pois o processo de reativamento costuma provocar desastrosos travamentos na máquina, e você se arrisca a perder trabalhos não salvos ou dlls (aqueles arquivinhos do Windows que são compartilhados por vários programas) importantes ao funcionamento do sistema.

Gabinete (CPU)

Depois do monitor, a fonte interna do gabinete é o item que mais consome energia (cerca de 30 Watts por hora). Para economizar, desligue o micro quando não for utilizá-lo por mais de 30 minutos. Menos que isso, o tempo perdido no processo de boot não compensa o desligamento. Além disso, o liga-desliga muito constante do equipamento diminui sua vida útil e, novamente, pode danificar aquivos importantes do sistema.

Impressoras

Jato de Tinta – Consome 25 Watts por hora quando imprimindo e apenas 2 Watts em modo de espera (valores médios).
A laser – Quando imprimindo, consome a razoável quantia de 365 Watts por hora. Em modo standby (espera), o gasto cai para 40 Watts. Se sua impressora possuir gerenciamento de energia (EnergyStar), exigirá apenas 27 Watts por hora (valores médios).
De toda forma, vale a dica: ligue-a somente quando for imprimir.