Uberlândia é a terceira melhor cidade para se viver em Minas Gerais

Minas Gerais é o segundo estado brasileiro em número de habitantes e o quarto com a maior área territorial do país. Listamos aqui as 15 cidades mineiras mais bem colocadas no ranking montado exclusivamente com os dados que compõem o último Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Basicamente, são levados em conta três itens: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). A partir dos cálculos de cada um desses fatores, se chega ao índice geral de IDHM, organizado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

A metodologia do índice foi adaptada do IDH Global pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro.

Classificada como o segundo mercado consumidor de Minas Gerais, Uberlândia (com IDHM de 0,789) é uma das cidades que mais cresce no Triângulo Mineiro e em Minas Gerais, em especial nos setores de serviços e agronegócio. Ocupa a 27.ª posição (no Brasil) entre a melhores cidades para se fazer negócios e é a 6.ª cidade mineira com o maior desenvolvimento nas áreas de Saúde, Emprego e Renda e Educação.

O município de Uberlândia se destaca ainda na vocação para o turismo de negócios. Com uma população de pouco mais de 600 mil habitantes, a cidade possui estrutura e posição geográfica privilegiada, localizada na rota de acesso aos grandes centros do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília.